A participação das mulheres na Segurança e Saúde do Trabalho é tão importante quanto a dos homens. Em todos os níveis da organização, as mulheres contribuem para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Normalmente, as empresas integram seus colaboradores homens e mulheres, que possuem características diferentes e até por conta disso ocupam postos de trabalhos diferentes. Entretanto, isso não é suficiente para determinar o desempenho nas funções. É necessário avaliar a comunicação, liderança, experiência, formação e outras habilidades e competências que são independentes de gênero.

Com o aparecimento da mulher nos setores que eram tradicionalmente masculinos, é importante lembrar que o papel dela na Segurança e Saúde do Trabalho é igualmente relevante quando comparada a importância do homem. As mulheres no ramo da segurança do trabalho, costumam ser mais detalhistas nas ações preventivas, atentas às novidades da legislação e da área de atuação, gerenciam conflitos eficientemente, tal como mais organizadas na preservação dos arquivos, materiais e equipamentos entre outros pontos. Estas qualidades são muito buscadas nos processos seletivos nas empresas e favorecem muito questões em prol da segurança e saúde do trabalhador.

Hoje em dia, as mulheres na área da Segurança do Trabalho estão quebrando paradigmas, exercendo seus cargos em segmentos que até certo tempo atrás, percebia-se uma certa “resistência“ ao público feminino, como a mineração, a construção civil, entre outros. Atualmente, observa-se cada vez mais o aumento da presença das mulheres nos cursos técnicos e superiores relacionados à segurança e saúde do trabalho. Nos últimos anos, esses cursos que eram bastante procurados e predominantemente do público masculino, tornaram-se cada vez mais requisitados pelo público feminino, e cada vez mais vemos o crescimento de mulheres não só apenas em segurança do trabalho, mas em todas as possíveis áreas. As mulheres estão cada vez mais conquistando espaço e nós no Grupo Storz apoiamos sempre a luta que nós mulheres buscamos por igualdade, com o quadro de funcionários de 50% do gênero feminino, respeitamos e e incentivamos as mulheres para que cada vez ocupem um espaço maior em qualquer âmbito.

imagem reprodução

foto reprodução

Iniciar conversa
1
Olá! Tudo bem.
Caso precise, chama a gente aqui.