Motivos para estudar Segurança do trabalho

Imagem de reprodução site ( Verde Ghaia consultoria online)

Você sabe o que estuda o profissional de Segurança do trabalho?

Segurança do trabalho tem como objeto de estudo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho visando sempre prevenir e evitar acidentes e doenças ocupacionais, garantindo a saúde e segurança dos funcionários.  No Brasil, a segurança do trabalho é protegida por normas e leis e descritas como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), regulamentada em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), além das convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificadas pelo Brasil. A seguir, confira alguns motivos para se especializar em Segurança do Trabalho.

 

  • Trabalhar em uma área de responsabilidade a certeza em que você iria salvar vidas e ajuda-las a prevenir  de acidentes e doenças ocupacionais.
  • Apontar fatores de risco e propor ações para evitar problemas futuros.
  • Implementar e gerenciar sistemas de segurança do trabalho.
  • Coordenar equipes que lidam com atividades preventivas diversas.
  • Propor políticas corporativas de segurança.
  • Acompanhar vistorias, perícias e auditorias em segurança e saúde no trabalho.
  • Desenvolver pesquisas e testes na área.

Esse perfil voltado à produtividade faz do Profissional  em Segurança do Trabalho ser muito procurado no Brasil, especialmente por organizações de médio e grande porte, com isso, é comum haver cursos, palestras e até mesmo treinamento para que os funcionários e colaboradores saibam o que devam fazer para se prevenir ou então saber o que fazer em algum momento de necessidade. Por exemplo, hoje em dia há empresas de grande porte, médio e pequeno que promovem palestras com profissionais da área para falar sobre o assunto. Essas palestras tem o objetivo de educar  e ensinar os funcionários para se prevenir e ainda dizer o que deve ser efeito em caso de incêndio e muito mais. Em alguns casos, as empresas ainda realizam testes práticos para ensinar a todos o que deve-se fazer na hora de alguma ocorrência grave. Um exemplo disso é de simular um incêndio ou apagão em um prédio de trabalho e treinar os funcionários para saber como agir neste momento, fazendo fugas e muito mais.

E nós da Storz, estamos a sua espera.

Estamos aptos para repassar tudo o que você precisa, para se tornar um grande profissional em segurança do trabalho,  oferecemos cursos que já se tornaram referencia no mercado local e nacional com instrutores e profissionais altamente qualificados e uma  excelente estrutura para treinamentos presenciais.

Iniciar conversa
1
Olá! Tudo bem.
Caso precise, chama a gente aqui.