Mulheres Alpinistas

Você sabia que a primeira mulher a escalar uma montanha com mais de 2000 metros de altura foi Lucy Walker? Ela foi a primeira a escalar o Matterhorn e o Eiger, nos Alpes Suíços. E fez tudo com um vestido volumoso da época vitoriana, porque não existiam roupas para mulheres escalarem. Ela fez isso enquanto ainda era proibido para mulheres participarem de qualquer excursão.

Lucy realizou 98 expedições, incluindo 28 tentativas bem-sucedidas em picos de 4.000 metros. Ela detém as primeiras ascensões femininas em 16 cumes, incluindo o Monte Rosa (Alpes Peninos), o Strahlhorn (Suíça) e o Grand Combin (Alpes suíços), e uma primeira subida para ambos os sexos no Balmhorn (Alpes Berneses, na Suíça, que ela completou em 1864.

De lá para cá muita coisa mudou, principalmente para as mulheres (ainda bem), e há cada ano diversas mulheres se aventuram em montanhas cada vez mais altas. Junko Tabei, uma alpinista japonesa, por exemplo, foi a primeira mulher a atingir o cume do Monte Everest, em 16 de maio de 1975, além de escalar todos os sete cumes da montanha até 1992, quando tinha 53 anos.

Hoje alpinistas estão deixando sua marca no esporte, e estabelecendo novas marcas para si mesmas, como as Cholitas Escaladoras na Bolívia. Elas são símbolo da luta pela visibilidade das indígenas na Bolívia e acabarem de completar o desafio de subir o Aconcágua, a maior montanha da América.

No Brasil, esse também tem se tornado cada vez mais uma opção de esporte para elas. Entre as novas iniciativas temos o grupo Escale como uma Garota, no Rio de Janeiro, que começou sem muita pretensão como um grupo no WhatsApp e logo chegou a 40 participantes com experiencias diferentes e o mesmo desejo.

Aqui na Storz nos temos treinamentos para mulheres que desejam praticar esporte ou mesmo entrar no mercado de trabalho em altura. É sempre importante para nós fazermos nossos alunos se sentirem capazes de realizar as tarefas com segurança e confiança em si, e a melhor forma de fazer isso é a prática e o treinamento das técnicas corretas, seguindo todas as normas de segurança.

Open chat
Olá! Tudo bem.
Caso precise, chama a gente aqui.
Powered by