O capacete é um dos EPIs mais conhecidos e utilizados no mundo inteiro. O capacete de segurança é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para uso exclusivo e proteção da cabeça. Seu uso é exclusivamente individual, de acordo com as disposições do fabricante e ao treinamento ministrado ao receber esse dispositivo.

A Norma Regulamentadora 6 (NR 6) obriga a utilização do capacete de segurança, bem como dos demais Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), por todo trabalhador durante a execução de suas funções. Para isso, ele é composto por duas partes, o casco, parte de fora, geralmente feito em polietileno ou ABS de alta densidade, e pela suspensão, que é composta por uma carneira e uma coroa, formando a armação interna do capacete.

Sua finalidade é proteger a cabeça contra choques com objetos que possam cair sobre a cabeça, contra choques elétricos e possíveis quedas com impactos em superfícies rígidas. A cabeça, embora seja uma área rígida, é bem sensível e concussões podem provocar diversos danos à saúde do trabalhador, inclusive de cunho irreversível. Para que ofereça a segurança a qual se destina, é fundamental observar alguns detalhes. Como por exemplo, se o EPI possui o Certificado de Aprovação em dia no momento da compra. Essa identificação irá garantir a você que o produto tenha sido fabricado conforme recomenda a legislação e, portanto, está apto a oferecer a proteção necessária.

Além do Certificado de Aprovação, é importante observar o prazo de validade estipulado pelo fabricante do Capacete de Segurança. Este prazo é a data limite pela qual o EPI poderá ser utilizado. Após esta data, é preciso efetuar o descarte do EPI corretamente.
Nós da Storz nós preocupamos com sua segurança. Confira abaixo os modelos que a Storz Comércio disponibiliza para o seu uso.

• Os capacetes da Classe A: Indicados para uso geral, mas não devem ser utilizados em trabalhos que envolvam energia elétrica.

Imagem reprodução

• Os capacetes da Classe B: Possuem isolamento elétrico, podendo ser usado neste tipo de trabalho.

Imagem reprodução

A Storz Treinamentos está com vagas aberta para o mês de Fevereiro de 2020 para o seu aprendizado com o curso de Inspeção  de EPI’s presencial, esse curso será realizado na Ultra Safe parceria Storz Treinamentos.

Além disso, temos na nossa plataforma Ead o curso de NR6 mencionado no texto acima, caso sinta-se interessado entre em contato conosco pelo número  (85) 3086-2968.

Iniciar conversa
1
Olá! Tudo bem.
Caso precise, chama a gente aqui.