Outubro Rosa é sobre prevenção

A campanha Outubro Rosa já é mundialmente conhecida, um mês inteiro marcado por ações para aumentar a visibilidade da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Sendo o principal objetivo da campanha conscientizar mulheres e homens sobre as informações mais recentes sobre o câncer, promovendo as formas de prevenção, como o autoexame, e a importância de iniciar o tratamento cedo.

A cada ano a campanha tem ganhado mais força e se tornando mais importante, pois este tipo de câncer é o tipo de doença mais comum entre as mulheres, chegando a ser até 29% dos casos novos por ano no país(*).

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. Como ele não tem uma causa específica, é importante sempre fazer o autoexame regularmente, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.

É importante prestar atenção nos sinais:

  1. Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
  2. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  3. Alterações no bico do peito (mamilo)
  4. Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  5. Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

A mamografia (raios-X das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.

Mas as mulheres não são as únicas que precisam de prevenção, apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens. No Brasil, por exemplo, 1% dos pacientes com este tipo de câncer são homens. O diagnostico em homens é feito da mesma maneira que o feminino: com mamografia, ultrassom e biópsia. O tratamento também é o mesmo, sendo bem mais sucedido quando o nódulo é descoberto cedo.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

Nós da Storz entendemos a importância de campanhas como esta, e abraços a causa porque acreditamos que a melhor forma de segurança é sempre a prevenção. Cuidar da saúde é cuidar do nosso futuro e das pessoas que amamos.

 

*fonte: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama

Olá! Tudo bem.
Caso precise, chama a gente aqui.
Powered by